top of page

Falta espaço para todos


Para cada espaço, um carro. Quem chega depois, precisa dar uma, duas, três voltas. A tão sonhada vaga para estacionar no centro de Lauro Müller está se tornando troféu disputado por motoristas de todo o município, e de outros também. Entregadores se espremem para deixar as encomendas enquanto pedestres procuram passagem entre calçadas tomadas. A vida não está fácil para quem vai ao centro de carro.

O acréscimo na quantidade de veículos circulando aumentou nos últimos anos em Lauro Müller. Segundo o IBGE, em 2010 haviam 8.161 veículos no município, entre carros, caminhões, motocicletas e ônibus. Já em 2014, a quantidade de veículos saltou para 11.155, quase um para cada habitante, num aumento de quase 27% em cinco anos. A quantidade de vagas pouco aumentou, não absorvendo a nova frota.

Esse aumento se reflete na hora de estacionar. Quando mais ao centro de Lauro Müller, menor são as chances de encontrar uma vaga. “Quando venho trabalhar de carro, preciso chegar mais cedo para poder encontrar uma vaga”, diz o instrutor de informática João Batista Fontanela. Ele trabalha na Ecos Informática, no final da praça Henrique Lage. Lá, segundo Fontanela, pequenos acidentes e discussões são comuns. “Se arrumarem mais espaços, a situação melhora. Aqui [na praça] só começa a aparecer vaga depois das quatro e meia da tarde”, garante o instrutor.

A nova comissão de Trânsito, empossada na semana passada, vai recorrer ao departamento de Engenharia da prefeitura para achar alternativas para o problema. Segundo o presidente da comissão, Alan Jung Crocetta, a primeira ação será traçar cronograma de reuniões para debater a falta de vagas e apontar soluções. “Todos os pedidos que forem encaminhados serão avaliados e enviados ao prefeito”, afirma Crocetta.

A comissão vai traçar as prioridades para o tráfego de veículos e pedestres, tanto no Centro quanto nos bairros do interior. Uma dessas prioridades refere-se a instalação e conservação da sinalização horizontal (faixas) e vertical (placas).

A comunidade poderá indicar prioridades procurando a comissão de Trânsito, ligando para a sede da prefeitura, pelo telefone 3464-3122.

Aumento em todo o país

O Brasil já tem um automóvel para cada 4,4 habitantes. São 45,4 milhões de veículos, somente os de pequeno porte, sem contar ônibus ou caminhões. Há dez anos, a proporção era de 7,4 habitantes por carro.


bottom of page