top of page

Escola de Barreiros faz festa junina neste sábado

No próximo dia 06 de junho, a partir da 18horas, alunos, funcionários e professores da escola Municipal Júlio Serafim Gonçalves promovem a tradicional festa junina, que já virou tradição no bairro.

Além dos quitutes típicos da época como maçã do amor, cocada, pinhão, cachorro quente e dos docinhos, haverá roleta de galinhas e brincadeiras, como a pescaria, prometem entreter o público. O momento mais esperado da festa será apresentações de dança das crianças, e também o bingo marcado para às 21hs.

De acordo com a secretária da escola, Flora Gomes da Silva, é esperado um público de cerca de 500 pessoas na festa. A escola Júlio Serafim Gonçalves, fica na Rua Novo Horizonte, no bairro Barreiros no Distrito de Guatá, atendendo alunos do jardim ao quinto ano.

A origem das festas juninas remontam a Europa na Idade Média e comemoram Santo Antônio, São João e São Pedro. Esses santos católicos são reverenciados nesta época do ano com as festas típicas. O nome Junina, segundo historiadores, deriva da adaptação do nome de São João, de onde vem a "joanina", que acabou sofrendo mudanças para a língua portuguesa.


bottom of page