top of page

Frutas: ótimas para o cardápio - 05 de junho de 2015

Para quem quer começar ou manter uma alimentação saudável é importante à inclusão das frutas em seu cardápio. As frutas são ricas em vitaminas, sais minerais e fibras, elas também fornecem energia para o corpo por possuírem carboidratos, além disso, contêm outras substâncias que ajudam a manter o equilíbrio do corpo e da mente.  Segundo a organização mundial da saúde (OMS) a recomendação para uma pessoa saldável, sem nenhuma patologia, é de 4 a 5 porções por dia equivalente a 400 gramas.

Como se não bastasse todas essas qualidades, as frutas também são ótimas para auxiliar ou prevenir problemas de saúde, é de fácil digestão, contribuem para o bom funcionamento do intestino, fortalece o sistema imunológico, contribui para a redução dos níveis de gordura no sangue, além de ajudar a potencializar a beleza de sua pele e cabelos.

Pode-se ingerí-las em forma de sucos ou em pedaços (in natura), não importa muito a forma como a fruta é ingerida, se em pedaços ou como suco, porém é importante seguir algumas orientações, se você prefere ingeri-las em forma de suco, lembre-se de não coar para deixar seu suco rico em fibra e não espere muito tempo para ingerí-lo, pois algumas vitaminas são sensíveis e podem se oxidar em contato com a luz e oxigênio, ou seja, se perderem, já quando consumir em forma in natura é recomendado ingeri-las com casca quando possível.

Incluir as frutas em sua dieta não deve ser nenhum sacrifício, pois são saborosas, basta escolher as de sua preferencia e lembrar o quanto são benéficas para saúde. É importante variar as opções, pois cada fruta possui uma quantidade de vitamina e minerais diferente. Lembre-se também que as frutas possuem calorias, desta forma, deve-se respeitar a quantidade recomendada, pois o consumo em excesso pode levar ao ganho de peso.

 

Porque o ovo deixou de ser vilão - 22 de maio de 2015

 

O ovo nem sempre foi visto com bons olhos, por muito tempo foi o vilão da historia, foi acusado de conter excesso de colesterol colocando em risco a saúde do consumidor, porém a história deste alimento mudou, foi inocentado após inúmeras pesquisas.

 

Apenas uma pequena parcela do colesterol sanguíneo provém da dieta, a maior parte é produzida pelo próprio organismo. O excesso de colesterol no sangue esta ligado a fatores como sedentarismo, obesidade, fumo e genética, ou seja, não esta relacionada apenas com oque você come. Além do mais o ovo possui uma substância capaz de interferir na absorção do colesterol, impedindo sua captação pelo intestino, que é o responsável por levar tal substância para o sangue. 

 

Após esses estudos o ovo passou-se então a ter mais destaque em questão do seu valor nutricional, além de saboroso, é fonte de proteína, pois na clara do ovo encontra-se a albumina, uma proteína de alto valor biológico e de lenta absorção, desta forma é um dos alimentos preferidos dos praticantes de musculação. A gema também possui proteínas e vitaminas, como a vitamina A e vitaminas do complexo B, é também rica em sais minerais.

 

 No ovo também podemos encontrar a luteína, esse carotenóide pode ter grande influência na cura de doenças de visão e pele, é uma poderosa arma antioxidante contra o envelhecimento cutâneo, causado pela ação dos radicais livres.

Mesmo com todos os beneficio que este alimento proporciona precisamos advertir que todo alimento por mais nutritivo que seja deve estar composto em uma dieta equilibrada, sem cometer exageros. 

 

Então qual o limite no consumo? Considerando uma alimentação saudável e para uma pessoa sem patologias existentes, o recomendado seria até uma unidade por dia. 

 

Triglicerídeos e as gorduras - 10 de abril de 2015

 

Os triglicerídeos são a forma de gordura mais comum no nosso corpo, sendo usados para fornecer energia para o organismo. Quando a quantidade de triglicérides está elevada, eles são armazenados nos tecidos adiposos (tecidos gordurosos).


Excesso de triglicerídeos no sangue está associado aquelas gordurinhas acumuladas pelo corpo, como nos quadris e na barriga, sendo que o risco de doenças cardiovasculares e aterosclerose aumentam devidos à deposição de gorduras nos vasos sanguíneos.


Para evitar alteração de triglicerídeo no sangue é importante evitar refeições concentradas em carboidratos (massas e doces) e gorduras; alimentos à base de farinha de trigo refinada (pães, bolos ou biscoitos industrializados); doces, refrigerantes; bebidas alcoólicas; preparações gordurosas; embutidos (salsicha, mortadela, presunto).


O controle do triglicerídeo através da alimentação pode ser feito com uma deita balanceada, sendo importante a adição no cardápio de peixes ricos em ômega 3 (cavala, salmão, atum, truta e sardinha); folhosos verde escuro (espinafre, couve, agrião); leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, soja); azeite extra virgem; cereais integrais ou ricos em fibras e sem açúcar ou mel; frutas; sementes de linhaça dourada; chia.
Siga as dicas e fique livre do excesso de triglicerídeos em seu corpo.

Viviane Machado Ribeiro é nutricionista formada pela Unisul, de Tubarão.

 

bottom of page