top of page

Usados voltam com tudo

  • osemanariolm
  • 27 de mar. de 2015
  • 1 min de leitura

Com o final da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o mercado de carros zero quilômetros sente o recuo na procura dos consumidores. Com aumento médio de 4% no valor de vários modelos, os veículos populares com motor 1.0 tiveram reajustes de até R$ 1.300. Com essa mudança, as lojas de carros usados estão recebendo mais clientes, aquecendo as vendas, esfriada com a isenção do imposto desde 2012.


Segundo a maioria das revendas de usados em Lauro Müller, a procura por carros usados tem aumentado, principalmente depois do fevereiro. Os comerciantes, que antes dispunham de carros novos nos pátios, para incrementar as vendas, agora recuperam o estoque comprando veículos com maior uso. Em uma revenda, as vendas dos usados subiram 60% de fevereiro para março, superando as expectativas.

A tendência, de acordo com os revendedores, é de manutenção na quantidade de carros usados vendidos até o final do ano, quando, historicamente, a procura é maior, com a injeção do 13º salário na economia da cidade. Em Lauro Müller, o Gol, da Volkswagen, o Celta e o Corsa da Chevrolet são os modelos mais procurados. Os preços variam, dependendo do ano de fabricação, potência do motor e itens de série. É possível encontrar os três modelos com preço inicial de oito mil reais a R$ 20 mil. Em todo o país, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) contabilizou crescimento 6,7% no número de unidades vendidas em 2014, com 12 milhões de vendas de usados em todo o país. A associação prevê que o mercado de usados cresça em 2015, ainda, mais 1% em comparação ao ano passado. A redução do IPI sobre o preço do carro novo foi retirada em 1º de janeiro, passando a cobrança a ser integral. Com o retorno das alíquotas originais, o IPI cobrado de carros populares com motor 1.0 passou de 3% para 7%.


 
 
 

Comments


Todos os direitos reservados para O Semanário LM - 2015

bottom of page