Abril verde Coluna Kenia Ignácio
- osemanariolm
- 2 de abr. de 2015
- 2 min de leitura
Certamente você ainda se recorda do outubro rosa, mês dedicado a ações que buscavam orientar as mulheres sobre os cuidados necessários para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do novembro azul, mês de ações voltadas a orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde procurando o médico com mais frequência além de alertar sobre o câncer de próstata. Assim, o movimento abril verde vem com o mesmo intuito de alertar a população sobre o tema saúde e segurança do trabalhador.
O abril verde é iniciativa do sindicato dos técnicos de segurança do estado do Paraná, que tem como objetivo trazer a público o tema segurança e saúde do trabalhador, a fim de reduzir os acidentes de trabalho. Segundo os idealizadores da ação, abril foi o mês escolhido pois no dia 07 é comemorado o Dia Mundial da saúde, e a cor verde por estar associada aos cursos relacionados à saúde.
De acordo com dados do Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina, 40 mil casos de acidentes de trabalho anualmente são registrados. Nosso estado é o 6º no ranking nacional e as cidades com mais acidentes são Joinville, Blumenau, Florianópolis, Chapecó e Itajaí. Espero sinceramente que os demais estados e cidades se unam à causa, a fim de divulgar o tema e mostrar para empregados e empregadores que é possível reduzir o número de doenças ocupacionais, afastamentos e acidentes de trabalhos, através da conscientização e mudança de hábitos, e que trabalhando nesse sentido beneficiam-se todos.
Assim como o outubro rosa, o novembro azul, o abril verde não deve ficar restrito ao um único mês, é importante que ações de conscientização permaneçam no decorrer do ano para que a vida do trabalhador, um bem tão precioso, não seja negligenciada.
Comments