Começa o Troca-Troca de sementes para agricultores
- osemanariolm
- 11 de abr. de 2015
- 2 min de leitura

O escritório municipal da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) em Lauro Müller anunciou nesta terça-feira, 07, que 660 toneladas de calcário estão disponíveis para distribuição aos agricultores. Segundo o extensionista Paulo César Freiberger, outras 540 sacas de milho estarão disponíveis, a partir de junho, para serem distribuídas pelo sistema troca-troca, já feito em outras safras.
Para retirar o calcário, o agricultor precisa da inscrição estadual – o bloco de notas do produtor. Nem todos os interessados poderão retirar o insumo, já que é necessária a análise do solo onde o calcário será aplicado. “Se a analise mostrar que não há necessidade, o agricultor não precisará usar o calcário na lavoura”, afirma Freiberger. Entre 2008 e 2009, a Epagri fez a maior distribuição de calcário no município, com 980 toneladas.
Para os agricultores cadastrados no programa de Agricultura Familiar ainda será possível se inscrever para retirar o kit forrageira. A intenção da Epagri é dar condições às pastagens durante o inverno, com crédito para compra de adubos, sementes de forrageira e até arrames para ser usado em um hectare de pastagem. O crédito para esse programa chega a dois mil reais.
Além do troca-troca de sementes e distribuição de calcário, a empresa de pesquisa ainda traz opção para os agricultores conseguirem abelhas rainhas selecionadas, dentro dos itens do kit apicultura, que ainda prevê os equipamentos necessários para a produção de mel. Os agricultores, porém, precisam atentar para a necessidade de estar cadastrado no programa de agricultura familiar ou ter o bloco de notas.
O Governo do Estado vai investir R$ 48 milhões para subsidiar a aquisição de sementes de milho, calcário, kits forrageiras e kit apicultura em 2015. Este ano, o Programa irá subsidiar a compra de 310 mil toneladas de calcário, 220 mil sacas de sementes de milho, 3,5 mil kits forrageiras e 430 kits apicultura. O governo federal, via Plano Safra da Agricultura Familiar para o período 2014/2015, disponibilizou R$ 24,1 bilhões para financiar a produção, a modernização das propriedades rurais e a compra de máquinas e equipamentos.
Segundo dados do IBGE, em 2006 haviam 3.594 pessoas vivendo da produção agrícola em Lauro Müller.Para os agricultores que quiserem fazer os pedidos de calcário, sementes ou kits disponíveis, a Epagri em Lauro Müller fica na rua Padre Hercílio Capeller, próximo ao hospital. O telefone para contato é o 3403-1147.
Comentários