Agricultores devem ficar atentos com o prazo final do CAR
- osemanariolm
- 17 de abr. de 2015
- 1 min de leitura
Agricultores de Lauro Müller devem ficar atentos ao prazo final para o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que termina dia 5 de maio. O cadastro é o registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais, para identificação e integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais. Com isso é possível fazer planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental.
Segundo a Epari, a inscrição no CAR é obrigatória para todos os imóveis rurais (propriedades ou posses), sejam públicos ou privados e imóveis urbanos com fins agropecuários. Toda pessoa física ou jurídica que seja proprietária ou possuidora do imóvel rural, ou seu representante legal, deverá fazer a inscrição. A prefeitura deverá oferecer suporte técnico para a inscrição dos imóveis que desenvolvam atividades agrossilvipastoris com área de até 14 hectares ou quatro módulos fiscais.
A inscrição pode ser feita pelo site www.car.gov.br ou nos sites dos órgãos estaduais que disponibilizarem sistema próprio. Em Lauro Müller, apenas o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a acadêmica Paola Freiberger estão credenciados para o cadastro. Nos dois locais é necessário agendar horário para a realização da inscrição. Para agilizar a realização do cadastro o agricultor deverá levar o CPF, Identidades dos proprietários, escritura do imóvel e mapa da propriedade e mapa da reserva legal (se tiver).
As principais vantagens da inscrição no CAR são o potencial instrumento para planejamento do imóvel rural o acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) a Comercialização de Cotas de Reserva Ambiental (CRA) e o Acesso ao crédito agrícola.
O telefone do sindicato Rural é 3464-3112 e de Paola Freiberger é 8819-7860 ou 8441-8176.
Comments