top of page

Aqui, vende-se sossego


As mesas do restaurante estão alinhadas milimetricamente. O banheiro, limpo como se tivesse acabado de passar por faxina. A serra abraça o rio que passa ao lado do restaurante. Tudo conspira para que o dia no Pesque e Pague Rio da Vaca, acabe sendo de total tranquilidade. Isso quando o casal Norma de Oliveira e Vanderlei de Araújo não organiza um torneio de caniço, que reúne perto de mil pessoas.

O casal voltou para Lauro Müller em 2010. Seu Vanderlei, quando se aposentou do trabalho como vendedor em Tubarão e Brusque, voltou para Lauro Müller, terra natal. Comprou o terreno e começou a construir o primeiro açude e uma casa pequena. Dona Norma veio com ele, algum tempo depois e começou a vender roupas, para minimizar o baque de sair de Brusque, cidade industrializada e cosmopolita, para o Rio da Vaca, num cenário bucólico e tranquilo. “Só levei calote”, conta Norma. Com os açudes prontos, veio a ideia de montar um torneio de caniço, novidade na região. A correria para organizar e divulgar foi grande. Com a logística improvisada, o evento atraiu a atenção de mil pessoas. “Daí pensamos, se dessa forma deu certo, se a gente fizesse algo melhor”, conta seu Vanderlei. Com esse objetivo nasceu a construção do restaurante.

Hoje, o empreendimento conta com chalés para aluguel, área de camping, trilhas ecológicas além do restaurante, inaugurado em 2012. Segundo o casal, a procura pelo espaço vem aumentando. “Temos clientes que vem de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, todos que ficaram sabendo da pousada pela internet”, conta seu Vanderlei. A freguesia é composta, basicamente, por famílias que procuram sossego nos finais de semana e, principalmente, um lugar para comer bem. Nos finais de semana, a lotação do restaurante chega a 80 pessoas.

Os desafios para Vanderlei e Norma não são poucos. A beleza cobra o preço do isolamento. No empreendimento não há telefone fixo sem sinal de celular. As estradas são estreitas e pouco conservadas, sendo que o pesque&pague fica a quase 11 kms do centro de Lauro Müller. Mesmo cm todos os percalços, o casal segue fazendo plano. “Até podemos sair, mas isso só quando não pudermos mais tocar”, diz Norma, num sorriso iluminado.

Para saber mais sobre o empreendimento, basta acessar o site riodavaca.com.br ou ligar para (48) 8803-7867 ou (48) 8807-4960.


bottom of page