top of page

O livro de Joana e Rita

Desde cedo, Joana Zampronio Bett queria ser escritora. A vontade tomou forma em 2009, quando foi lançado “O caminho de uma vida”, biografia de Maria Teresinha Barreto Durante, ou tia Maria, como é conhecida. O livro, escrito junto a Rita Camila Bett Durante, prima de Joana, narra a história da Maria Teresinha entre Orleans, Florianópolis e São Paulo, no início dos anos de 1930, a morte da mãe, a vida com os irmão e o pai, a vida adulta e a luta contra um câncer.

A história de Maria Terezinha é contada etapa por etapa, num detalhamento impressionam ente a cada fato da vida da personagem principal. Sem romancear, mas também ser perder a leveza e poesia, Joana e Rita conseguem sintetizar a vida de Maria em 127 página, um feito gigantesco. De todo o texto, os primeiros capítulos “Prefácio” e “Família” são os mais impactantes. Neles, as autoras mostram o início difícil da vida de Maria Teresinha, com a morte da mãe.

As escritoras são primas. Joana nasceu em Lauro Müller em 1992. Rita Camila é de Orleans, nascida em 1988. As duas nutrem a mesma paixão pela escrita, transformando o trabalho a quatro mãos em um texto único. Agora Joana pretende partir para produção própria.

O livro foi escrito a partir de entrevistas fragmentadas de Maria Teresinha. “Fomos ouvindo e anotando, para escrever depois”, conta Joana. Hoje, a engenheira agrônoma se prepara para escrever livros mais técnicos, voltados para a área de formação e textos contando fatos históricos de Lauro Müller. Mas a história foi bem outra. Desde que foi alfabetizada, Joana começou a escrever poemas. “Achei que seria jornalista!”, conta a jovem.

Dos 500 exemplares impressos, apenas uns dez restaram. A edição serviu, também, para inserir Joana e Rita no grupo de escritores do Sul catarinense, sendo que Rita faz parte da Academia Orleanense de Letras. Esse é o primeiro e, por enquanto, única produção da dupla, que ajudou as escritoras a interagirem e manterem contato com outros romancistas. “O livro é um incentivo aos jovens de Lauro Müller”, garante Joana.


bottom of page