LM tem coleta seletiva
- osemanariolm
- 18 de mai. de 2015
- 2 min de leitura

É um caminhão branco e verde, com um alto falante anunciando que está passando pela rua. No Centro, Sumaré e Cairu, subindo e descendo por Lauro Müller. Este caminhão faz parte da coleta seletiva de lixo, que começou a ser feita nesta terça-feira, 12, em alguns bairros de Lauro Müller. A coleta é feita pela parceria da prefeitura com o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos (Cirsures) e é a primeira vez que este sistema é realizado em Lauro Müller. A partir de agora, todas as terças-feiras, o caminhão do Cirsures vai passar pelo município realizando a coleta. No período da manhã, o recolhimento para reciclagem será feita, começando pelo Quilômetro Um, passando pelos bairros Arizona, Bela Vista e Sumaré. À tarde, a coleta acontece nos bairros Içarense, Centro, Santa Bárbara e Cairu.
A prefeitura e o Cirsures vão ampliar a coleta para outros bairros.
A orientação da equipe do cooperativa de recicladores é que a população colabore com a separação correta, para facilitar a reciclagem e, principalmente, não misturar o lixo orgânico, como restos de comida com lixo reciclável. Segundo informações do departamento de Comunicação da prefeitura, todos os resíduos recolhidos pela coleta seletiva seguem para a Cooperamérica, Cooperativa de Recicladores do Rio América, em Urussanga, que faz a separação do material.
De acordo com o prefeito de LM e presidente do Cirsures, Fabrício Kusmin Alves, o início da coleta em Lauro Müller é importante para a cidade. “O processo de coleta seletiva é muito relevante, pois além de aumentar a vida útil do aterro sanitário, contribui para a redução de retirada da matéria-prima da natureza”.
Além de Lauro Müller, a cooperativa faz trabalhos de coleta seletiva em Cocal do Sul e Treviso. O consórcio nasceu em 2001, quanto sete municípios se uniram para dar um destino correto para todo o lixo urbano produzido, principalmente no centro das cidades e bairros vizinhos, com maior aglomerado de residências e comércio. Hoje, Cocal do Sul, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga fazem parte dos municípios associados participantes.
Saiba como separar Todo o material plástico, como garrafas de água e de refrigerantes, embalagens de produtos de higiene e limpeza e outras peças plásticas deve ser separados dos materiais orgânicos, como restos de alimentos, frutas e material descartável de higiene. Vidro, com as garrafas, copos, potes de alimentos, assim como os metais (pregos, parafusos, arames, fios elétricos desencapados, objetos de cobre zinco, ferro, latão e outras sucatas) também devem ser separados. O papel (embalagens da Tetra Pak, jornais, revistas, folhas de papel e caixas de papelão) e isopor (embalagens e produtos) também.
Comentários